De janeiro a agosto, empreendimento registrou 1,7 milhão de passageiros e avanço de 137% nas viagens internacionais
O Aeroporto Internacional de Porto Seguro, sob gestão da Socicam desde fevereiro de 2025, registrou forte alta na movimentação em relação ao ano anterior, comprovando seu papel como principal porta de entrada para um dos destinos turísticos mais relevantes do país. Entre janeiro e agosto de 2025, o empreendimento recebeu 1,7 milhão de passageiros em voos nacionais e internacionais, considerando embarques e desembarques. O volume representa crescimento de cerca de 15% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram contabilizados pouco mais de 1,4 milhão de viajantes.
A movimentação de passageiros internacionais teve desempenho ainda mais relevante, com alta de quase 137% em comparação com o mesmo período de 2024. De janeiro a agosto deste ano, foram 34,6 mil embarques e desembarques, enquanto no ano anterior o registro foi de 14,6 mil clientes.
Os resultados também são positivos em relação ao número de voos. No período do comparativo, foram 11,8 mil pousos e decolagens, um aumento de 13,3% em relação a 2024, quando o registro foi de 10,4 mil operações regulares, nacionais e internacionais.
Porto Seguro reafirma sua relevância no turismo nacional ao aparecer entre os dez destinos brasileiros com melhor desempenho do setor hoteleiro no primeiro semestre de 2025, segundo dados da plataforma Omnibees. A cidade baiana alcançou a sétima colocação no ranking, atrás de Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Porto de Galinhas (PE), Gramado (RS), Maceió (AL) e Foz do Iguaçu (PR). O levantamento levou em conta indicadores como reservas realizadas, noites de hospedagem, valor médio das diárias e faturamento, confirmando a competitividade da Costa do Descobrimento no setor de viagens.
Alexander Cerqueira, diretor da Divisão de Aeroportos da Socicam, ressalta a importância do empreendimento para o turismo da Bahia e do Brasil e destaca os investimentos voltados à qualificação da experiência dos passageiros. “Desde o início da nossa gestão, em fevereiro deste ano, temos nos dedicado a identificar as principais necessidades e direcionar recursos para que cada passageiro usufrua de uma jornada de viagem mais confortável e eficiente. Nosso plano de ações considera não apenas a relevância do aeroporto como indutor do turismo, mas também o compromisso de deixar um legado para a região, que contará com um equipamento ainda mais preparado para receber altos fluxos de viajantes”, afirma.